O movimento da psicologia positiva tem sofrido muitas críticas, especialmente daqueles que acreditam no trabalho da sombra e na integração das emoções negativas. No entanto, há muitas pesquisas sobre os muitos benefícios da psicologia positiva.

# 1 – Relações pessoais mais fortes

As pessoas mais felizes têm laços mais profundos com sua família e amigos. A psicologia positiva também traz uma série de benefícios no local de trabalho e pode ajudar a aumentar a produtividade e o retorno sobre o investimento, além de aumentar os níveis de satisfação dos funcionários. Empresas como o Google dão grande ênfase à felicidade dos funcionários.

# 2 – Beneficia o ambiente mais amplo

Ter uma visão positiva realmente afeta outras pessoas com quem você entra em contato. Em outras palavras, é contagioso. Aqueles que passam tempo com pessoas felizes têm mais probabilidade de ser mais felizes no futuro, em vez de passar tempo com pessoas de orientação negativa.

# 3 – Mais feliz em geral

Pessoas envolvidas com psicologia positiva têm menos probabilidade de sofrer de depressão ou doença mental. Embora ter uma mentalidade positiva não impeça que coisas ruins aconteçam, ajuda a superá-las. Pessoas presas a padrões de pensamentos negativos permitem que eventos negativos as assombrem por anos.

# 4 – Mais saudável

Pessoas que se envolvem em práticas de psicologia positiva tendem a ter pressão arterial mais baixa. Eles têm níveis de estresse mais baixos e as pessoas otimistas sobre suas circunstâncias têm maior probabilidade de se recuperar de doenças como o câncer em um ritmo mais rápido. Estudos têm mostrado uma ligação direta entre a psicologia positiva e o sistema imunológico.

# 5 – Mais sucesso

Embora o sucesso torne as pessoas mais felizes, ter uma psicologia positiva também é um fator para alcançar o sucesso. Não é realmente possível, ou pelo menos muito mais difícil, ser extremamente bem-sucedido e ter uma visão negativa da vida.

# 6 – Efeito bola de neve

Aqueles que se dedicam ao pensamento positivo têm maior probabilidade de serem mais felizes no futuro. Pensamentos felizes levam a pensamentos mais felizes conforme o ímpeto decola. Aqueles que não conseguem corrigir seu comportamento continuarão a se envolver em padrões de autodestruição.

# 7 – Confiança e vitalidade

Pessoas que se dedicam ao pensamento positivo têm mais auto-estima e estão mais confiantes em suas atividades do dia a dia. Eles também têm mais energia e exuberância. Isso faz sentido, pois eles estarão mais otimistas em relação ao futuro e também se preocupam mais com o que fazem no momento. Pessoas com uma mentalidade negativa são mais propensas a encarar seus empregos como um meio para um fim e ver a vida em geral como inútil.